10 novembro, 2008



Numa década passamos da paixão à destruição da escola publica.
Um número crescente nas manifestações de rua não demovem Maria de Lurdes e Sócrates dos seus intentos: destruir a escola pública. Onde andarão os srs do PS do slogan da paixão pela educação? Estarão amordaçados aos seu Jobs? Porque não manifestam a sua opinião?
De facto não há soluções perfeitas, mas umas são mais capazes que outras. A sra ministra da educação contraria tudo o que se ensina nas escolas.
Em qualquer processo de aprendizagem a avaliação da acção pedagógica é essencial, para se irem corrigindo erros, trajectórias, abrindo caminhos para a optimização das soluções. Foi isto que me ensinaram quando me profissionalizei, e é isto que eu aplico e ensino, mas a nossa superior hierárquica teima em não aprender e muito menos aplicar.
Em Março, não chegaram 100 mil na rua, há dois dias não chegaram 120 mil. Ofereçam uma máquina de calcular à sra ministra, pois se quase todos os profs estão na rua, como é que a maioria está a fazer o processo de avaliação felizes e contentes?
Este processo não tem volta. Como não somos arruaceiros continuaremos serenos e bem comportados, iremos para a rua as vezes que sejam necessárias e o voto será a nossa arma definitiva.

1 comentário:

Pena disse...

Anabela:
Sei que sou um "nada", um "vazio" dentro do outro "vazio" que sinto.
Que não entendo, nem nunca entenderei por serem meus.
Sei apenas apreciar a beleza, a ternura, o carinho, a minha sensibilidade que existe e é minha.
A Tua que é a Tua!
Sei apreciar o encanto de uma classe que sorria, chorava e encantava em tempos de outrora.
Que saudades de uma "escola" linda. Compreensiva. Que dialogava com pureza e sinceridade. Autenticidade.
Sim! Aquela que maravilhosa e ternamente vivíamos até há pouco tempo. Adorava sorrir para todos, sem excluir um único. E, todos me retribuiam com um gesto doce.
Sei apurar o que deliciosamente e de forma mágica e brilhante queres e descreves com uma sensível admirável de ternura enorme...
Que toda esta classe sofrida quer.
Pretende...
Lindo. Magnífico, amiga!
Sei apreciar a meiguice do teu texto por acreditar que ainda tens forças para lutar o que eu já não consigo...

Sim! Anabela Extraordinária.
Que saudades daquela maravilhosa sala de Professores que viviam felizes e interessados. Que "preenchiam" por completo e hoje se encontram "desencantados" e "desacreditados" por alguém mais poderoso que lhes "perturbou" o "sentir", o "ser" e o "estar". Todos eles e elas eram Perfeitos, sabes? Imenso...

Sim! Simpática Anabela:

"Numa década passamos da paixão à destruição da escola publica."

Bj amigos de admiração gigante.
Com imenso respeito.
Excelente texto, amiga!
POR FAVOR, acredita que eu também vou acreditar.
Maravilhado...

pena